terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estão abertas as inscrições para o curso de Barman.

Mais informações pelo tel 080 3633 0167 com Gracete.

Curiosidades sobre a profissão de Barman/Bartender:

Barman é uma palavra inglesa, que significa homem do bar. Ela se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais freqüentemente em bares, hotéis e restaurantes. Atualmente tem crescido relativamente o interesse das mulheres pela profissão, é possível encontrarmos muitas delas desenvolvendo ótimos trabalhos. Antes eram chamadas de Barmaid ou Barwoman, hoje de Bartender. Bartender é um termo atual e unisex.
Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das tavernas.
Nos anos 30, a população norte-americana sofria os efeitos da crise econômica de 1929 dentre eles, o desemprego. Com a auto-estima afetada, a população abusava de medicamentos e do álcool, o que elevou a taxa de suicídios e trouxe sérios problemas à saúde pública. Com isso, o governo norte-americano implantou uma medida intitulada "Lei Seca" que proibia a produção, o comércio, e por fim, o consumo de toda e qualquer bebida alcoólica dentro do país.
Contudo, o consumo de álcool não cessou. O negócio das bebidas ilegais foi parar nas mãos da Máfia que contrabandeava e comercializava a mercadoria ilegal utilizando-se de sua forte imponência social, poder de fogo, privilégios políticos e por meio de corrupção policial.
Nessa época, os bares ilegais eram montados em porões secretos e barrados por portas de aço. Nesses locais, conhecidos como "speak case" ("falem baixo"), a bebida era vendida livremente. Um homem de confiança da Máfia era o Barman, responsável pelas preciosas bebidas e também pelo sigilo e segurança econômica do bar.
Além de toda responsabilidade organizacional, o barman era um jogador, dissimulado, elegante e discreto, além de precisar de raciocínio rápido e criatividade. Conta-se que em certa batida policial a um desses porões, o barman, antecipando-se à chegada dos oficiais, adicionou uma porção de suco de laranja aos copos de vodka que estavam sendo servidos naquela noite. Uma vez que lhe perguntaram do que se tratava a bebida de cor amarela ele respondeu convictamente: suco de laranja!
Ele não só salvou seu bar, mas também deu origem ao que hoje conhecemos como coquetelaria. Hoje, o barman é um alquimista moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário